Caros amigos, companheiros,
Venho reflectindo há um tempo sobre essa arte que nós amamos, que nos emociona, muitas vezes fazendo cair uma lágrima, outras nos deixando tristes, a ponto de sentirmos um profundo vazio e buraco na alma. Pois amigos, estou falando da arte do futebol!!!
Hoje, depois de assistir ao jogo Chelsea x Liverpool, não me contive e perante o espectáculo que assisti, resolvi partilhar com vocês o meu pensamento e minha jura de amor eterno ao futebol. Quando falo em espectáculo, não me refiro a dribles desconcertantes, nem lances de malabarismos, mas falo do que vimos!
O futebol extrapola meras tácticas (4-3-3, 4-4-2 ou 4-5-1), futebol é amor, é paixão, é torcer fervorosamente por um clube, sentir o sangue nas veias, o coração a sair pela boca a cada defesa, a cada passe de rasgar a seda, a cada chute, e o êxtase de ver a redonda tocar as malhas e o árbitro apontar para o grande círculo. Isso é um sentimento perceptível e decifrável somente aos amantes do futebol.
Voltando ao jogo, tínhamos duas equipas, uma, encostada num resultado “estável”, que entrou a dormir, facto que quase lhe compromete a passagem à fase seguinte, se a tempo não acordasse. De outro lado, uma equipa ciente do trabalho árduo que tinha pela frente, mas asfixiando e fazendo o adversário perder o eixo. Antes do inicio da partida, o resultado era quase que irreversível, pois se tratava duma missão quase que suicida, mas o Liverpool nos mostrou que no futebol, como já dizia o excelente artilheiro “poeta” Dadá Maravilha: “O jogo só acaba quando termina”.
Vimos, pelos gestos de Didier Drogba (no 4º golo de Lampard) que a rivalidade entre esses monstros do futebol europeu, aumenta a cada ano que passa, lógico, pelos sucessivos encontros em fases decisivas da Champions, mas pela forma como Mister José Mourinho (Special One) fazia seus pupilos encararem os encontros com os do Rafa Benitez.
Assistimos também a “erros”, daqueles que menos podem errar (P. Cech e Reina), mas lembrem-se de que a perfeição no futebol é algo inalcançável, antes de profissionais da bola são humanos, e não máquinas programadas, por isso estão sujeitos a errar. Nada disso ofusca o brilho da partida, os golos, o toma lá da cá, e o reverter sistemático do placar.
Estão de parabéns os adeptos e torcedores do Chelsea pela qualificação à semi-final, mas também estão de parabéns os adeptos do Liverpool, pela equipa que têm, pela garra, e motivação e pelo que apresentaram, mesmo quando o placar lhes era desfavorável.
Hoje, teremos outros grandes embates e resultados desfavoráveis para se reverter. De um lado os que acreditam nas estatisticas, de outro lado a motivação e certeza que recordes podem ser quebrados, por isso, muita pipoca, muito suco de maracujá porque também será impróprio para cardíacos.
Apesar da alegria da qualificação de uns, e a frustração da eliminação de outros, que saia a ganhar o futebol!!!!! Haja coração...
sábado, 13 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário